Pessoal, segue abaixo a história do nosso amigo e sócio do Clube Vladimir, que desde 2006 vem construindo o seu sonho... agora concretizado, e com qualidade... de um Opala...
Desde o inicio de 2006 aumentava meu desejo em adquirir um
modelo da chevrolet opala.No passado tive alguns modelos Caravan, e sempre tive em
mente um dia ter um opala. As características, acabamento, motorizarão sempre foi muito
apaixonante pra mim, e sem falar que a chevrolet faz parte da historia do nosso
Pais.
No inicio de 2007 comecei minha garimpagem, sempre com a
ajuda de amigos e aficionados por carros antigos. Com esta ajuda determinei qual seria o modelo e ano mais indicado, com observações sobre peças,
dificuldades e detalhes que poderiam facilitar a restauração do carro
escolhido.
Por fim o ano e modelo escolhido foi 04 portas, Especial com
cambio de 3 marchas. Amigos me ajudaram a pesquisar na internet, e com alguns
filtros, o passo seguinte foi ir ate os escolhidos para ver de perto a
realidade do candidato.
No inicio de 2008, encontrei no Rio Grande do Sul a estrela
escolhida, com a ajuda do filho de um grande amigo, Rafael Malachias, que morando em Porto Alegre teve
papel importante na decisão. Através do
site Poaparts tive acesso as primeiras fotos... ainda no Rio Grande do Sul...
Tudo acertado... expectativa aumentando... meu amigo
acompanhou o embarque da relíquia ate uma transportadora no Rudge Ramos. Com muita ansiedade, fui ate o pátio da transportadora para em
fim trazer o brinquedinho pra casa. Porem, que disse que ele estaria pronto
para rodar??? Bem acabou vindo de plataforma mesmo...afinal, já havia rodado alguns km para chegar no ABC...
Sem problemas, devagar e com o empenho de profissionais que
também curtiram o desafio, começamos a transformar o velho em um verdadeiro
exemplo de dedicação e capricho de todos que se envolveram na restauração deste
modelo (Especial ano 74, 4 portas, 6cc).
No inicio Oficina mecânica Beira Rio no Baeta Neves, SBC
(Luis), A parte mecânica foi revisada e pequenas alterações aplicadas, ajustes,
regulagens, troca de componentes da suspensão, amortecedores, etc, garantiu a
possibilidade do veiculo poder ir para as ruas com segurança.
Após alguns meses de pesquisa encontrei A Franciscar Oficina
funilaria no Batistini, SBC (Chiquinho), muito bem recomendado para restaurar a
lataria, e que ao longo de 8 meses transformou totalmente o veiculo em um automóvel
totalmente integro e pronto pra receber uma pintura novinha.
Na oficina De Paula, do Baeta Neves, SBC (Sergio, Leo, Gordo),
a pintura foi feita, juntamente com um belo trato na pintura do próprio motor.
Bem na seqüência se seguiu, restauração da tapeçaria e
outros detalhes sempre com ajuda de pessoas como Orlando (Rei do Opala), Paulo
(Paulão do opala), conhecidos no mundo
do mercado de pulgas dos encontros de carros antigos da região.
Muito bem o carro estava pronto, mas eu ainda não estava
contente, queria dar a ele uma identidade merecedora de todo o
trabalho.....decidi então através do Sr. Russo ( Presidente do Clube de carros
Antigos de São Paulo), iniciar o processo para colocar placa preta coroando
assim todo o trabalho, e valorizando assim todo o esforço.
Abaixo as fotos tiradas no dia da avaliação para placa preta... muita apreenção!!!
Por fim... aprovado, documentos recebidos... o garoto ficou bem na foto heim!!!
E então... a esperada placa preta... fechando o trabalho de todos!!!
Aproveito para agradecer a todos que me ajudaram, de uma
forma ou outra a finalizar esse sonho. Na família, a esposa Nadir que teve
muita paciência, os filhos que também ajudaram, amigos como Roberto Carlos,
Roberto Frezza, pessoas com mais experiência que me deram valiosas dicas sobre
a marca como o conhecido Chibunga, de Osasco e membro do clube do opala de São
Paulo.
Todas as fazes foram registradas por fotos em seu passo a
passo, e nelas estão também as pessoas que fizeram parte de todo o processo.
Certamente muitos outros detalhes ficam impossíveis de descrever,
mais sempre que possível em nossos encontros estarei a disposição para ir mais
a fundo em toda essa divertida aventura.
Pra finalizar, agora já estou pensando em um outro desafio......pegar
um modelo Comodoro, 3m, entre 75
a 79, 6cc, e agora com muito mais bagagem, trilhar toda
a historia novamente, afinal, paixão é paixão.
E para fechar com chave do ouro... segue as fotos do carro no último encontro do Opala Clube ABC...o carro ficou simplesmente sensacional... realmente, sem comentários!!! Parabéns Vladimir pelo excelente trabalho e dedicação em trazer este belo exemplar ao nível em que está!!! é um prazer tê-lo no clube!!!
Abraços a todos.... e até o próximo encontro... próximo carro do mês!!!
Opala Clube ABC