sábado, 16 de março de 2013

Carro do Mês de Março/2013 - Opala Especial 74


Pessoal, segue abaixo a história do nosso amigo e sócio do Clube Vladimir, que desde 2006 vem construindo o seu sonho... agora concretizado, e com qualidade... de um Opala...

Desde o inicio de 2006 aumentava meu desejo em adquirir um modelo da chevrolet opala.No passado tive alguns modelos Caravan, e sempre tive em mente um dia ter um opala. As características, acabamento, motorizarão sempre foi muito apaixonante pra mim, e sem falar que a chevrolet faz parte da historia do nosso Pais.

No inicio de 2007 comecei minha garimpagem, sempre com a ajuda de amigos e aficionados por carros antigos. Com esta ajuda determinei qual seria o modelo e ano  mais indicado, com observações sobre peças, dificuldades e detalhes que poderiam facilitar a restauração do carro escolhido.

Por fim o ano e modelo escolhido foi 04 portas, Especial com cambio de 3 marchas. Amigos me ajudaram a pesquisar na internet, e com alguns filtros, o passo seguinte foi ir ate os escolhidos para ver de perto a realidade do candidato.

No inicio de 2008, encontrei no Rio Grande do Sul a estrela escolhida, com a ajuda do filho de um grande amigo, Rafael Malachias, que morando em Porto Alegre teve papel importante na decisão.  Através do site Poaparts tive acesso as primeiras fotos... ainda no Rio Grande do Sul...




Tudo acertado... expectativa aumentando... meu amigo acompanhou o embarque da relíquia ate uma transportadora no Rudge Ramos. Com muita ansiedade, fui ate o pátio da transportadora para em fim trazer o brinquedinho pra casa. Porem, que disse que ele estaria pronto para rodar??? Bem acabou vindo de plataforma mesmo...afinal, já havia rodado alguns km para chegar no ABC...

Sem problemas, devagar e com o empenho de profissionais que também curtiram o desafio, começamos a transformar o velho em um verdadeiro exemplo de dedicação e capricho de todos que se envolveram na restauração deste modelo (Especial ano 74, 4 portas, 6cc).

No inicio Oficina mecânica Beira Rio no Baeta Neves, SBC (Luis), A parte mecânica foi revisada e pequenas alterações aplicadas, ajustes, regulagens, troca de componentes da suspensão, amortecedores, etc, garantiu a possibilidade do veiculo poder ir para as ruas com segurança.

Após alguns meses de pesquisa encontrei A Franciscar Oficina funilaria no Batistini, SBC (Chiquinho), muito bem recomendado para restaurar a lataria, e que ao longo de 8 meses transformou totalmente o veiculo em um automóvel totalmente integro e pronto pra receber uma pintura novinha.




























Na oficina De Paula, do Baeta Neves, SBC (Sergio, Leo, Gordo), a pintura foi feita, juntamente com um belo trato na pintura do próprio motor.













Bem na seqüência se seguiu, restauração da tapeçaria e outros detalhes sempre com ajuda de pessoas como Orlando (Rei do Opala), Paulo (Paulão do opala), conhecidos  no mundo do mercado de pulgas dos encontros de carros antigos da região.

Muito bem o carro estava pronto, mas eu ainda não estava contente, queria dar a ele uma identidade merecedora de todo o trabalho.....decidi então através do Sr. Russo ( Presidente do Clube de carros Antigos de São Paulo), iniciar o processo para colocar placa preta coroando assim todo o trabalho, e valorizando assim todo o esforço.

Abaixo as fotos tiradas no dia da avaliação para placa preta... muita apreenção!!!







Por fim... aprovado, documentos recebidos... o garoto ficou bem na foto heim!!!

E então... a esperada placa preta... fechando o trabalho de todos!!!




 Bem, por fim, após praticamente 3 anos o resultado valeu muito a pena. Foi extremamente prazeroso e compensador, quando hoje frequento os encontros e todos me parabenizam pelo bonito carro.

Aproveito para agradecer a todos que me ajudaram, de uma forma ou outra a finalizar esse sonho. Na família, a esposa Nadir que teve muita paciência, os filhos que também ajudaram, amigos como Roberto Carlos, Roberto Frezza, pessoas com mais experiência que me deram valiosas dicas sobre a marca como o conhecido Chibunga, de Osasco e membro do clube do opala de São Paulo.

Todas as fazes foram registradas por fotos em seu passo a passo, e nelas estão também as pessoas que fizeram parte de todo o processo.

Certamente muitos outros detalhes ficam impossíveis de descrever, mais sempre que possível em nossos encontros estarei a disposição para ir mais a fundo em toda essa divertida aventura.

Pra finalizar, agora já estou pensando em um outro desafio......pegar um modelo Comodoro, 3m, entre 75 a 79, 6cc, e agora com muito mais bagagem, trilhar toda a historia novamente, afinal, paixão é paixão.

E para fechar com chave do ouro... segue as fotos do carro no último encontro do Opala Clube ABC...o carro ficou simplesmente sensacional... realmente, sem comentários!!! Parabéns Vladimir pelo excelente trabalho e dedicação em trazer este belo exemplar ao nível em que está!!! é um prazer tê-lo no clube!!!




















Abraços a todos.... e até o próximo encontro... próximo carro do mês!!!

Opala Clube ABC

10 comentários:

  1. Parabéns ao proprietário pela dedicação e aproveite o carro.
    Parabéns clube pela matéria.

    ResponderExcluir
  2. adorei ter parcipado da saga rsrs desde carro, afinal com muita dificuldade foi eu que tive o desprazer de tira-lo do guincho enfrente de casa e como sabemos, cambio encima não é uma coisa tão atual e o motorista estava ali apenas para descaregar a encomenda,mais tudo bem vamos la., me sai muito bem...só me falta agora ter O PRAZER de dirigi-lo. Então SR propriotário agora que ele ta sem ferruge e sem mal cheiro posso dirigir???

    ResponderExcluir
  3. Acho que conheço esse pessoal, hehehe!!!
    Ficou muito tri o Opalão!!! Parabéns para santista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse opala era do meu avô! Incrível!

      Excluir
  4. Hauhauahau, Não esperava que tinha ajudado!!!
    Achava que tinha mais atrapalhado, hehehe.
    Vla, parabéns mesmo pela conquista desse sonho.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. O Opalão ficou perfeito, parabéns Vladimir. Agora deixa a Dona Nadir dirigir também. Abraço amigão.

    ResponderExcluir
  6. O Opalão ficou perfeito, parabéns Vladimir. Agora deixa a Dona Nadir pilotar também. abraço.

    ResponderExcluir
  7. Onde encontro o emblema OPALA manoscrito que fica do lado do emblema chevrolet na parte de trás do carro ?

    ResponderExcluir
  8. Esse carro foi adquirido 0Km na Simpala em Porto Alegre, em 1974, pelo meu falecido avô (Marino Caselli).
    Dele, passou pelo meu pai...e quem o cuidava era eu até certo tempo, após isso, ficou abandonado na garagem.
    Enfim, fico feliz que o carro voltou a ser um carro de verdade, novamente e que trás felicidades para vocês, assim como trouxe para nossa família.

    ResponderExcluir
  9. To pasmo aqui! Meu avô comprou esse carro zero km e ele ainda existe!!!!!!

    ResponderExcluir